sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Pesquisar dança

Segundo a catalogação de Lúcia Villar (www.luciavillar.com.br), a primeira pesquisa em dança realizada foi em 1959 por Daisy Regina N. Pinto na Mississippi Southern College, uma dissertação de mestrado. Depois, em 1974, Teresa Cristina Magalhães Cabral desenvolveu uma livre docência com o título o "A dança e seu contexto expressivo", seguida de um mestrado em 1975 de José Savio Leopoldi. Daí não parou mais, todos os anos temos alguma pesquisa desenvolvida nas instituições brasileiras, bem como em universidades internacionais, sobretudo americanas.
Atualmente, contamos com opções de pós graduação em cursos de dança, em programas de artes cênicas, educação física, educação e pesquisadores espalhados em diversas áreas como psicologia, fisioterapia, história, artes midiáticas, comunicação.
À que área sua pesquisa em dança está acoplada? Será inerente as pesquisas em dança alguma conexão com outra área de conhecimento? De que forma isso se dá: a dança subsidiada, a dança como tema ilustrativo, a dança como objeto de pesquisa? Como sua área responde ou respondeu bem para questões da dança?

Um comentário:

Serenade disse...

Parabéns pela iniciativa!
Beijares e abraçares

Quem somos